Sobre Cecco VM/VG



CECCO VILA MARIA/VILA GUILHERME
Coordenadoria da Região Norte
Supervisão de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme.



                                              
DOCUMENTO SINTÉTICO




 1. INTRODUÇÃO

1.1  – Tipo de Serviço

O Centro de Convivência e Cooperativa é um equipamento da rede municipal sob a gerência da Secretaria Municipal de Saúde em parceria prioritária com as Secretaria de Cultura, do Verde e Meio Ambiente, Esportes e Participação e Parceria, além dos parceiros da Comunidade Científica e Instituições Não Governamentais, que realizam política pública de qualidade com acesso universal, alterando os índices de desenvolvimento nas regiões em que atua.

1.2  – Missão

A missão do CECCO é possibilitar o encontro da diversidade mediada pelas manifestações culturais, na forma de oficinas de qualidade, carregadas de sentido ético-estético-histórico, que venham possibilitar a circulação de papéis e lugares existenciais, que concorram para o surgimento de sujeitos de desejo e da coletividade.

1.3  - População atendida

O Centro de Convivência e Cooperativa constitui-se, como um equipamento de saúde, de caráter intersecretarial cuja principal função é promover a inclusão social:
·         do portador de sofrimento mental;
·         portadores de deficiência física, mental, sensorial;
·         idosos;
·         crianças e adolescentes,
·         demais segmentos da sociedade, que, em dado momento, apresentam prejuízo na sua interação social.

1.4  – Propósito fundamental

O CECCO deve acolher toda a população (geral e vulnerável), de todas as faixas etárias que necessitam do trabalho deste tipo de equipamento, que se propõe a reduzir o preconceito e as diferenças, favorecer a inclusão social, trabalhar com os diferentes recursos oferecidos pela comunidade e outros equipamentos públicos do território, favorecendo assim o pleno exercício da cidadania.
Os CECCOS fazem parte da “rede de cuidado ininterrupto à saúde” e da rede de proteção social, dentro do território.

       1.5 – Equipe Multiprofissional  no Cecco.

       A equipe de trabalho do Cecco é formada por categorias diversas, de nível universitário, não médica, com vocação mais promotora de saúde, que atua integradamente, para além dos saberes postulados pelas academias de formação de cada profissional.
       O propósito desta composição de equipe é o exercício da transdisciplinariedade, com a superação da atuação técnica específica de cada área.
       A composição da equipe técnica,foi idealizada pelo Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Portaria 112/92, da SMS e consta no documento produzido por esta instância nomeado como “Normatização das Ações em Centros de Convivência e Cooperativa”.
     Abaixo, transcrevemos alguns parágrafos deste documento, que esclarecem o critério usado pelo GT na composição da equipe.

Dentro do quadro da saúde as disciplinas que por excelência trabalham o indivíduo enquanto ser social em relação consigo (objetos internos, desejos) e em relação com o mundo (sociedade, direitos, trabalho, educação, comunicação, relações interpessoais…), foram convidados a compor o quadro do Cecco a fim de contribuírem para a leitura e ação sobre o fenômeno do sofrimento psíquico, do sofrimento humano. (SMS, 1992, p. 42)

     As categorias profissionais de nível universitário desempenham suas atividades no Cecco, enfatizando:
  • Fonoaudiólogo: comunicação e facilitação na compreensão dos discursos produzidos na prática de convivência;
  • Psicólogo: facilitação na compreensão das relações interpessoais;
  • Terapeuta Ocupacional: auxílio no processo de construção do conhecimento envolvendo aspectos de sua própria história pessoal e como membro de uma sociedade (enfoque: trabalho e atividades do dia-a-dia);
  • Assistente Social: facilitação na compreensão das relações sociais de uma sociedade que tem sua história e suas normas;
  • Educador em Saúde Pública: auxílio na compreensão sobre as consequências da doença sobre a vida cotidiana e as possibilidades de mudança desta situação, a partir de novos padrões de comportamento.
   
       Consta no documento Normatização das Ações em Centros de Convivência e Cooperativa, a explanação sobre a dinâmica de interações possibilitadas pelo desempenho destas categorias profissionais:

Assim num campo como o Cecco onde as diversas linguagens são senhas facilitadoras na subjetivação de relações e trocas que ousam questionar, em exercício de análise e síntese, conceitos e preposições pré-estabelecidas na direção da autonomia e da reinserção no mundo do trabalho construindo poder de barganha… não é difícil se tecer exemplarmente uma “Liga”:

- entre o fonoaudiólogo e a sensibilidade junto a consignia dada pela fala concreta, da comunicação, do cantar e se identificar com os sons que contam e reorientam histórias, posturas e relações…;
- entre o psicólogo e a sensibilidade junto a consígnia dada pela fala do desejo, do subjetivo entremeando relações, do diferente e o estigma, indicando hiatos na convivência a serem amparados e lidos…;
- entre o terapeuta ocupacional e a sensibilidade junto a consígnia dada pela fala construída de elementos históricos e internos manifesta na ação produtiva individual e coletiva de caráter crítico-questionador…;
- entre o assistente social e a sensibilidade junto a consignia dada pela fala do fora, do acesso a informação de direitos e deveres, do acesso a uma compreensão crítica de um mundo normativo em movimento…;
- entre o educador em saúde pública e a sensibilidade junto a consígnia dada pela fala de uma produção de sofrimento humano, entrelaçando cadeias explicativas que introduzam a determinação social do dado sofrimento e as suas brechas de transformação… (SMS, 1992, p. 42).

       As demais categorias profissionais indicadas por este GT, são inseridas para fornecer o apoio técnico e logístico do funcionamento do equipamento:
  • Auxiliar de Enfermagem: profissional que irá auxiliar a equipe numa rápida avaliação de saúde (dentro de seu nível de conhecimento) sobre as condições físicas dos usuários, intervindo com atividades simples como verificação de sinais vitais, e ações básicas em primeiros socorros;
  • Auxiliar Administrativo: apoio logístico sobre a vida funcional dos trabalhadores do Cecco;
  • Agente de Apoio/Servente: apoio logístico na higienização e manutenção do ambiente de trabalho;
  • Vigias: apoio logístico na preservaação dos bens patrimoniais.
     
      Transcrevemos o parágrafo do documento que amplia as atribuições desta população:

Caberá aos outros profissionais de apoio técnico: auxiliar de enfermagem, vigia, auxiliar administrativo da saúde, serventes … a possibilidade também de se reciclarem e se arriscarem neste espaço diferenciado de trabalho como colaboradores deste processo de re-significado das relações. (SMS, 1992, p. 42).

      Podemos concluir que não está previsto no Cecco, o desenvolvimento de atividades inerentes a profissão, especialmente da equipe técnica. As especificidades de formação são inseridas num contexto de facilitação do processo de resgate da cidadania, diminuindo as diferenças e promovendo a inclusão social.


2.  BREVE HISTÓRICO


      2.1 – CRIAÇÃO DE CECCOS

Os Centros de Convivência e Cooperativas foram inicialmente implantados na cidade de São Paulo na década de 90, enquanto equipamento pertencente à rede de atenção a saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com os pressupostos da luta antimanicomial, que discutia a problematização das instituições totais e seu reflexo na sociedade e a necessidade da garantia da cidadania.
Atualmente os CECCOS cumprem na prática diária o compromisso de substituição dos modelos ditos “manicomiais”, por novas formas de relação social pautada na inclusão, no respeito à diversidade, na cooperação pela cultura da paz.
O conceito de saúde mental nesta abordagem foi ampliado para ser objeto de saúde pública, cultura, meio ambiente, além de ter um foco específico nas relações de trabalho, sociais e econômicas. Os CECCOS institucionalmente funcionam como elo entre estas esferas de vivência e ação do cidadão, facilitando o trânsito entre elas e capacitando as escolhas.




      2.2 – CECCO VILA MARIA/VILA GUILHERME – PARQUE DO TROTE

O CECCO Vila Maria/Vila Guilherme, nasceu da necessidade de se buscar espaço para realização de oficinas de Tai Chi Pai Lin e Danças Circulares que eram realizadas na Biblioteca da Vila Maria.
Com a mudança de diretrizes da Secretaria da Cultura proibindo a continuidade da realização destas oficinas no anfiteatro da biblioteca, um grupo de usuários juntamente com a Coordenadora destas oficinas foi procurar o espaço do Parque de Vila Guilherme – Trote que se encontrava recém reformado e sem ser ocupado.
Com a permissão do administrador do Parque a partir de outubro de 2006 as terças e quartas-feiras eram ministradas as oficinas.
Em função dessas necessidades e pela ausência de um equipamento que atendesse outras demandas da região, principalmente na área da Saúde Mental, foi elaborado pela Supervisão Técnica de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme um Projeto para implantação do CECCO na área do Parque Vila Guilherme.
O Projeto foi endossado pela Supervisão de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme, Coordenadoria de Saúde Norte e pelo Administrador e Conselho Gestor do Parque.
Em 21/07/08 o Centro de Convivência e Cooperativa de Vila Maria/Vila Guilherme – Trote foi reconhecido e oficializado como equipamento pertencente à rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATUALMENTE


Para viabilizar o seu propósito, o CECCO de Vila Maria/Vila Guilherme - Trote realiza diversas atividades, conforme preconizado pelo documento da Secretaria Municipal de Saúde sobre Normas Técnicas e Padronização de Condutas, denominado como Normatização das Ações nos Centros de Convivência e Cooperativas Municipais (este documento foi revisado pelo grupo de trabalho intersecretarial “Cultura, Cidadania e Saúde Mental).

Recepção  e  acolhimento:
A recepção e acolhimento nos Ceccos são atividades diferenciadas pautadas pelo respeito, empatia e escuta da queixa que traz a pessoa que procura este serviço e das expectativas do impacto de sua participação nas atividades propostas, em sua saúde global. O horário de funcionamento do Cecco é o mesmo da recepção e acolhida, ou seja das 7h ás 17hs de segunda a sexta feira. No caso de pessoas encaminhadas pelas equipes de saúde mental durante o acolhimento é agendada uma entrevista inicial  e solicitado um prazo de quinze dias para inserção nas atividades. Este prazo é necessário para discussão do caso em equipe com  objetivo de propor acompanhamento com técnico de referência e atividades propícias a sua situação de saúde. No entanto, a pessoa já pode participar das atividades oferecidas e que lhe interessarem, até que uma proposta de inserção definitiva lhe seja apresentada.


Atividades – visão geral

 Programação para População Geral

Grupo A: AT MTHPIS, atividades corporais
  • Dao Yin/I Qi Gong
  • Xian Gong
  • Lian Gong
  • Tai Chi Pai Lin
  • Danças Circulares Sagradas
  • Ioga
  • Práticas Meditativas
  • Caminhada Monitorada
  • Alongamento e Relaxamento

Grupo B: Oficinas
  • Oficina de Cestaria
  • Oficina de Artesanato
  • Oficina ConvivArt
  • Oficina de Geração de Renda
  • Oficina de Dança de Salão
  • Oficina da Memória
  • Terapia Comunitária

Grupo C: Sarau e Eventos.
  • SARAU CULTURAL
  • Eventos Anuais – Baile de Carnaval, Festa Junina, Mês da Mulher, Semana da Primavera – Homenagem ao Dia Internacional do Idoso e Divulgação das Práticas Corporais, Programação Especial para as Crianças nas Férias Escolares.
  • Passeios
  • Almoços e Lanches Comunitários

 Programação para População Infantil
  • BRINQUEDOTECA
  • CANTINHO DO BRINCAR
  • CINE PIPOCA
  • TRILHAS DOS SENTIDOS, SACI E DOS BRINQUEDOS



Informações Básicas sobre as Atividades e a sua relação com o processo Saúde-Doença

                                    Programação para População Geral

Grupo A: AT MTHPIS, atividades corporais

  • DAO YIN BAO JIAN GONG – Exercícios para prevenir e tratar as doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão, Diabetes, etc);
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue e do Qi, desobstruindo os canais e colaterais.
      • Fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos.
      • É de fácil domínio (é mais fácil dominar o corpo que a mente).


  • XIAN GONG - Exercício que visa cultivar a energia do coração e dos pulmões.
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos


  • LIAN GONG - Exercícios que previnem e tratam as dores no pescoço, região dorsal, região lombar, glúteos e pernas.
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos

TAI CHI PAI LIN: é um modo efetivo de auto-conhecimento e auto-cultivo, mantendo o equilíbrio físico/energético do homem e promovendo a sua integração com a natureza. O tai-chi-chuan (pronúncia: “taijiquan”) é uma das práticas dessa união. Seus movimentos suaves e lentos preservam a saúde do corpo físico e a serenidade cultiva o espírito.
    • Benefícios para a saúde:
      • prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos
      • Fortalece o Sistema Nervoso
      • Normaliza a produção hormonal

  • DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS – Danças de todos os povos.
Utiliza-se de ritmos de fácil execução, com danças tradicionais, músicas folclóricas e indígenas
    • Benefícios para a saúde:
      • Ajuda a acalmar
      • Melhora a concentração e a memória

  • IOGA (“YÔGA”)

O YÔGA faz parte do que chamamos “Filosofia Perene”: conjunto de conceitos, símbolos, mitos e comportamentos que existem desde os primórdios da humanidade. Os benefícios que o YÔGA proporciona são reais e estão à disposição de todos: saúde e auto-conhecimento.
    • Benefícios para a saúde:
      • prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.

  • PRÁTICAS MEDITATIVAS

A Meditação é um é um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos; é um período de tempo que guardamos para trabalhar esta mente: uma maneira de diminuir o ritmo, relaxarmos e entrarmos em contato com a parte eterna do nosso ser: o eu-interior. Este estado é alcançado através de exercícios mentais que permitem o contato com o nosso eu interior e promovem a harmonia entre o corpo e a mente.
    • Benefícios para a saúde:
      • Ajuda a acalmar
      • Melhora a concentração e a memória
      • Mobiliza a circulação do sangue e auxilia na normalização da produção hormonal


  • CAMINHADA MONITORADA: atividade física aeróbica realizada através da caminhada, antecipada por exercícios de alongamento e aquecimento corporal. Antes e após a prática desta atividade, são verificados os sinais vitais ligados aos sistemas cardiovascular e respiratório.
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos
      • Promove a integração e melhora o relacionamento interpessoal

  • ALONGAMENTO E RELAXAMENTO – Exercícios com músicas que trabalham o corpo e a mente
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos
      • Promove a integração e melhora o relacionamento interpessoal


Grupo B: Oficinas
  • OFICINA DE CESTARIA
    • Esta atividade consiste em transformar papel em objetos artísticos. É uma técnica muito simples, cuja habilidade em manipular o papel é facilmente alcançada.
    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • É relaxante
      • Exercita competências como a tolerância e criatividade

  • OFICINA DE ARTESANATO
    • O artesanato é um espaço onde os participantes se encontram com o objetivo de aprender ou de ensinar técnicas artesanais que utilizam diversos tipos de materiais de fácil acesso como: tecidos, colas, tintas, linhas, papéis, guardanapos, entre outros.
    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • Ativa a memória
      • Desenvolve a habilidade social (Enquanto a atividade é executada os participantes têm oportunidade de ampliar o relacionamento pessoal e exercer a convivência grupal.)

  • OFICINA CONVIV ART
    • É um espaço onde os participantes se encontram com o objetivo de convivência. Também realiza-se a organização das atividades do Cecco, incluindo a decoração de eventos festivos.
    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • Ativa a memória
      • Desenvolve a habilidade social (Enquanto a atividade é executada os participantes têm oportunidade de ampliar o relacionamento pessoal e exercer a convivência grupal.)


  • OFICINA DE DANÇA DE SALÃO (com professor voluntário)
o   Oficina na qual são realizados vários tipos de dança de salão.
    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • Melhora a auto-percepção e a auto-estima
      • Promove a interação social
      • Melhora a capacidade de comunicação e expressão

  • OFICINA DA MEMÓRIA
    • Espaço para discutir, tirar dúvidas e trabalhar a memória em seus diferentes aspectos
    • A oficina da memória tem por objetivo estimular e expandir diversas funções e habilidades cerebrais (memória, linguagem, atenção, concentração, percepção) através de vários exercícios e jogos de associação dos sentidos, onde se estabelece um ambiente agradável de convivência entre os participantes.
    • Benefícios para a saúde:
      • Proporciona bem estar através da convivência lúdica entre os pares
      • Estimula o funcionamento cerebral mantendo-o ativo.

  • TERAPIA COMUNITÁRIA
o   Atividade caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.
    • Benefícios para a saúde:
      • Melhora a auto-percepção e a auto-estima
      • Promove a interação social
      • Melhora a capacidade de comunicação e expressão

Grupo C: Sarau e Eventos


  • SARAU CULTURAL
o   Espaço de resgate cultural e de manifestação do potencial artístico da população. O Sarau tem como objetivo reunir pessoas que gostam de música, poesia, crônicas, tanto para se apresentarem como para apreciarem essas manifestações. Os saraus têm procurado ao longo de sua existência, ir acompanhando e trazendo informações ao público sobre pessoas importantes no mundo das artes. No ano de 2010, por exemplo, ano em que o escritor José Saramago faleceu, trouxemos informações sobre a vida do autor e algumas “pérolas” escritas por ele

    • Benefícios para a saúde:
      • Possibilidade de elevação da autoestima e de expressão artística e cultural.

  • EVENTOS ANUAIS – Baile de Carnaval, Festa Junina, Mês da Mulher, Semana da Primavera – Homenagem ao Dia Internacional do Idoso e Divulgação das Práticas Corporais, Programação Especial para as Crianças nas Férias Escolares.

  • PASSEIOS EXTERNOS – são realizados com freqüência mensal, tendo como destino lugares da metrópole interessantes pelo seu caráter cultural (museus, teatro, etc) ou ainda pela possibilidade de contato com a natureza (parques). Também realizamos viagens curtas (ida e volta no mesmo dia) para cidades turísticas.

  • ALMOÇOS E LANCHES COMUNITÁRIOS – são realizados no espaço do próprio Cecco, a partir de ingredientes trazidos pelos próprios freqüentadores, que juntamente com profissionais do equipamento, organizam estas atividades com alimentos. Têm freqüência mensal e objetivam proporcionar a convivência.


Programação para População Infantil

A.   Introdução.
O presente texto tem em vista a apresentação da descrição do planejamento estratégico com crianças a serem trabalhados dentro da ótica da Promoção de Saúde e Prevenção, através de atividades lúdicas.
Atualmente, desenvolvemos uma programação especial nos meses de férias escolares (janeiro e julho), época em que recebemos cerca de 100 crianças por dia.
Nos demais meses do ano, tendo em vista a baixa freqüência desta população no Cecco, programamos algumas atividades pontuais (conforme programação enviada), além de programações específicas com equipamentos (escolas, CAPS, creches entre outros), a partir da demanda destes.

B.   Modelo de Intervenção (tanto para as demandas espontâneas como para as agendadas)
- Aberto.
- Preferencialmente grupal e heterogêneo.
- Faixa etária entre 5 até 11 anos.
- Encaminhamento: Espontâneo, CAPSinfantil, Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais ou Estaduais da região, CRAS, Abrigos Infantis.
- Entrevista com os pais ou responsáveis das crianças da oficina de Criatividade e Expressão.

C.   Benefícios a Saúde da Criança.

De acordo com a normatização CECCOs de 1994, todas as atividades com a criança aqui apresentadas, tem como principal objetivo trabalhar com a Promoção e Prevenção em Saúde, tendo em vista que as propostas visam promover a convivência social, aprendizagem, criatividade, expressão de habilidades, expressão emocional através da atividade, além de se caracterizarem por ações de ordem cultural e de lazer em ambiente considerado saudável e inclusivo.
Nesta ordem, estamos atuando em prol de um desenvolvimento mais saudável da criança com ou sem transtorno emocional, deficiência, dificuldades de aprendizagem escolar, falta de inclusão social, dificuldades na família, história ou não de violência intra-familiar ou extra-familiar.



PROGRAMAÇÃO INFANTIL


A programação infantil está sendo discutida junto à equipe do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial da Infância de Vila Maria/Vila Guilherme, estabelecendo assim a parceria nas atividades já anteriormente desenvolvidas pelo CECCO (Trilhas infantis).

Atualmente, estamos realizando:
- Quartas-feiras, às 13h30: Oficina de Expressão e Criatividade (crianças de 7 à 12 anos) – Desenvolvimento de jogos, brincadeiras e atividades que estimulem a expressão plástica, corporal, linguagem verbal e criatividade.
            - término previsto para 15h

Documento elaborado por  Silvana Reis Vicentin- Coordenadora do Cecco VM/VG Trote-  outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário